O meu 2025 como escritor

2 min para ler

Arte: devii_insider

Esse foi o primeiro ano que saí com saldo positivo como escritor. O que não quer dizer muita coisa ainda, mas já é um começo. E também só foi possível pois duas das obras que publiquei foram financiadas com a ajuda da Lei Paulo Gustavo. Graças a isso, esse ano consegui publicar dois livros, um história em quadrinhos e uma novela. Além disso, três de meus contos foram publicados em publicações diferentes e um foi escolhido para ser publicado em 2026.

O que publiquei esse ano

Soma Zero – A Queda: Quadrinho cyberpunk, em parceria com o Gabriel Coppola. O lançamento foi bem legal e a obra teve uma recepção muito boa, principalmente a versão online em inglês.

Casa das Sombras Partidas: Parte das Crônicas das Terras Caídas. A resposta foi muito boa, em geral foi bem elogiado pela imersão. Teve uma recepção excelente na FLIM, o festival literário de Marília.

Carne Tomada: Sequência de Sangue & Cinzas e parte da trilogia da Corte de Sangue. Publicar sequência é algo complicado quando você é iniciante. Vendi mais Sangue & Cinzas com o lançamento de Carne Tomada do que ele em si, o que me fez reconsiderar sequências além das já prometidas, ao menos por enquanto. Se eu continuar com a série da Corte de Sangue após a trilogia inicial, serão apenas histórias fechadas e independentes.

Alcaesto: Uma novela jovem adulto e thriller tecnológico lançado na última semana de 2025. Começou como um roteiro para um curta que ficou muito grande e foi convertido em narrativa para participar do prêmio Kindle 2025. Está disputando até Abril, imagino, quando devem sair os resultados.

Contos

(você pode ler mais sobre eles e como acessá-los aqui).

Realidade Dissimulada, na revista O Autômato edição 07.

Rapadura Space Western, na antologia Fronteiras Siderais, Editora Mundo.

Ídolo do Caos, na antologia Cérebros para o Jantar, editora Cyberus.

Próximos projetos

Terminados: 

Defensores da Liberdade: Reeditado e enviado para uma agência.

Soma Zero – A Ascensão: Roteiro com o Gabriel, mas deve ter alguns ajustes com o respaldo dele. Fecha a história que começou em Soma Zero: A Queda.

Próximos:

Esses são os três principais projetos com os quais devo fazer malabarismo esse ano. Os três estão delimitados e parcialmente escritos:

A Jornada de Saklas: Sequência e final da duologia Campos Erísios. Porém, pode ser lido antes de O Julgamento de Samael.

Khabash: Parte das Crônicas das Terras Caídas, se focando na região da Ofionéia, que é baseada no Egito antigo. Estou pensando em uma forma alternativa de publicá-lo aos poucos, de forma digital. Vamos ver.

Projeto Sci-fi: Livro sci-fi hard(ish). Exploração no sistema solar.

Os dois projetos seguintes são desbloqueáveis.

Hecatombe Urbano: Final da trilogia da Corte de Sangue. Só depois de terminar a Jornada de Saklas.

Lucano: Parte das Crônicas das Terras Caídas, focada na civilização Estratana. Só depois de Khabash. A não ser que a forma alternativa de publicar Khabash funcione.

Assim como alguns contos e projetos secundários aqui e ali. Nada de nota enquanto ainda estão em estágio embrionário. O único que posso comentar é sobre um personagem desaparecido entre os dois primeiros livros da Corte de Sangue, que será importante no terceiro. Então gostaria de escrever uma novela sobre o que ele estava aprontando durante o segundo livro. Deve ser um aperitivo legal enquanto o terceiro livro não sai.

Deixe uma resposta